Plástica Total

Dr. Edson Luiz Ohira
CRM 88.097 - Membro Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirgurgia Plástica

Drenagem Linfática

Voltar para Cirurgias

A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada tornando-se popular.


A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.

Para que serve a Drenagem Linfática

A principal função da Drenagem Linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retirados do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.


Após uma cirurgia, os canais linfáticos, responsáveis pelo escoamento da linfa, são danificados e se recompõe muito lentamente. A Drenagem Linfática auxilia neste escoamento de líquidos e toxinas do corpo, diminuindo o inchaço e evitando os seromas (acúmulo localizado de líquido) e as indesejáveis fibroses (nódulos) que podem se formar após a lipoaspiração.

Como é Realizada

A Drenagem Linfática é realizada em dois processos, a evacuação, que consiste em desobstruir os gânglios e as demais vias linfáticas, e a captação, que consiste em realizar de fato a drenagem.


Com massagens sobre toda a área operada, e pontos específicos que ativam os gânglios linfáticos e levam a linfa até eles, facilitando o escoamento da linfa. No início elas são bem suaves para evitar dor durante a sessão, uma vez que é feita sobre a região operada.

Quando posso iniciar as sessões

Nos retornos de pós-operatório o paciente recebe orientação sobre o início das sessões de drenagens, que podem iniciar entre a primeira e terceira semana após a cirurgia.

Quantas sessões devem ser feitas

Em média dez sessões, mas nas avaliações do pós-operatório a quantidade de sessões pode ser modificada.

As sessões poderão ser realizadas em casa

Sim. Algumas profissionais também possuem pacotes domiciliares, onde o paciente ganha no conforto e na comodidade de não precisar sair de casa, afinal de contas nesta fase de pós-operatório o paciente pode depender de parentes e amigos para sua locomoção.

A Drenagem reduz medidas? Há perda de gordura?

A Drenagem Linfática não elimina gordura. Com a eliminação da água, geralmente há uma diminuição das medidas, devido à diminuição do inchaço.




Plástica Total

Dr. Edson Luiz Ohira

Unidade Santa Cruz - Clínica Pró-Mulher - Rua Loefgreen, 1425 - Vila Clementino - São Paulo - SP - Tel: (11) 5908-4100 / 5573-6826
Unidade Paraíso - Homa Espaço Médico – Rua Eça de Queiroz, 488 – Paraíso – São Paulo – SP – Tel: (11) 5088-6699

Libero +