Plástica Total

Dr. Edson Luiz Ohira
CRM 88.097 - Membro Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirgurgia Plástica

Transplante Capilar

Voltar para Cirurgias

O que é o Transplante Capilar

Diferente do que muitos pensam, Transplante e Implante capilar são técnicas distintas.


No Implante, um material artificialmente elaborado é enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte dela, ou seja, no implante, o fio de cabelo é sintético.


Já no Transplante Capilar, é transferência de um organismo para outro, no caso, é um auto transplante capilar, o doador é o próprio receptor. Em outras palavras, tira-se o cabelo da região posterior ou lateral do couro cabeludo e os transplanta para a área calva.


O tratamento da calvície iniciou-se em 1822, com o primeiro relato de transplante capilar.


Desde então, diversas técnicas surgiram. Os refinamentos do transplante capilar começaram na década de 80, com o uso dos micro-enxertos no acabamento da linha frontal e culminaram em meados dos anos 90 com a técnica folicular e a confecção dos enxertos com microscópio.


A técnica folicular é um novo método de restauração capilar que consiste em transplantar da área doadora (região posterior ou lateral do couro cabeludo) para a área calva, apenas unidades foliculares. Sua anatomia é composta de 1 a 4 fios envoltos por um anel de tecido conjuntivo que os protege; assim como as glândulas sebáceas que dão oleosidade natural ao couro cabeludo. O crescimento é mais consistente, a cicatrização mais rápida e o resultado é indiscutivelmente mais natural.

Como é a Cirurgia de Transplante Capilar

A cirurgia é realizada com Anestesia Local e leve Sedação, propiciando segurança e conforto ao paciente. Os enxertos são confeccionados por equipe treinada e experiente, o que permite um alto grau de rendimento no que tange ao número de fios implantados na área calva.


São realizados delicados orifícios que recebem os enxertos. Não há rejeição porque os cabelos implantados são do próprio paciente.


A quantidade de enxertos, assim com a escolha do tamanho dos mesmos, dependerá, portanto, do caso a ser tratado e da experiência e bom senso do cirurgião.


O Transplante Capilar é considerado um procedimento muito seguro e, relativamente de pequeno porte, apesar de longo.


O pós-operatório é tranqüilo, os pacientes recebem analgésicos leves para aliviar algum desconforto nas próximas noites.


Pequenas crostas se formam em cada enxerto posicionado e, costumam cair de sete a doze dias após o procedimento. Os cabelos implantados com 1 a 3mm de comprimento normalmente caem ao longo do primeiro mês, entretanto, as raízes permanecem dormentes por seis a doze semanas e, os cabelos atingem um bom visual ao redor do 8º mês.


Raramente ocorrem complicações. Podem aparecer pequenas infecções, ao redor dos cabelos transplantados, porém podem ser tratados facilmente com antibióticos.


Na área doadora ocorre, uma cicatriz discreta, facilmente coberta pelos cabelos vizinhos. Pacientes podem apresentar discreta insensibilidade nas áreas doadora e receptora e que, usualmente, desaparecem nas semanas subseqüentes.


Na manhã seguinte à cirurgia o paciente retorna para lavagem do couro cabeludo, podendo retornar imediatamente as atividades laborais, inclusive viajar. Atividade física e exposição ao sol serão permitidos após quinze dias.




Plástica Total

Dr. Edson Luiz Ohira

Unidade Santa Cruz - Clínica Pró-Mulher - Rua Loefgreen, 1425 - Vila Clementino - São Paulo - SP - Tel: (11) 5908-4100 / 5573-6826
Unidade Paraíso - Homa Espaço Médico – Rua Eça de Queiroz, 488 – Paraíso – São Paulo – SP – Tel: (11) 5088-6699

Libero +